POLÍTICA: Propaganda…cargos…reeleição…segurança
Fim da propaganda
Emissoras de rádio e televisão têm nesta quinta-feira (3) a veiculação dos últimos programas eleitorais gratuitos deste ano de 2024. Ao longo dos últimos 45 dias muitas propostas foram apresentadas, assim como muitas alfinetadas foram dirigidas aos adversários políticos. Mas, num cômputo geral, a campanha de rádio na microrregião (SBS, Campo Alegre e Rio Negrinho) foi tranquila. Agora, as urnas devem dizer qual concorrente foi melhor, convenceu mais eleitores.
Dificuldades
Uns mais do que outros, mas todos os postulantes ao cargo de líder do Executivo, prefeito (a), teve que mostrar ginga ao longo da campanha para administrar os egos, em especial daqueles (as) que já se escalavam para preencher cargos de primeiro e segundo escalão na prefeitura. Em São Bento do Sul os principais pedidos são por cargos na Secretaria de Educação, Obras, Agricultura e Assistência Social.
Cuidados
Prefeito (a) eleito (a) terá que mostrar habilidade e olhar pelo retrovisor. Tem gente na disputa com intenção única de ocupar cargo, mas que já passou por cargo de confiança e não deu resultado positivo para a comunidade. Como únicos resultados, salários recebidos e não correspondidos com trabalho eficiente. Alguns desses querem voltar. Chega a dar arrepios!
Debate
Teve quem postou em redes sociais que seu candidato ou candidata se saiu tão bem no último debate da campanha eleitoral em São Bento do Sul ao ponto de garantir uma projeção maior para a vitória no domingo. No debate, na verdade, não teve quem se destacou por unanimidade. Dizer que houve um “vencedor” seria apenas pretensão de quem deseja melhorar performance nesta reta final de captação de sufrágios.
Civilidade
O que se espera dos movimentos políticos no fim de semana é a ordem e a limpeza nas ruas. Aquela prática de jogar “santinhos” nas imediações das seções eleitorais, vale lembrar, é proibida. Durante a campanha até se observou alguns “santinhos espalhados”, mas em alguns casos, pode até ter sido “tática adversária” para comprometer candidatos. Todos devem ficar atentos, afinal a Justiça Eleitoral e as ferramentas de segurança pública estarão de olho na situação e em tudo que cerca o pleito no fim de semana.
Renovação
Muitos estão apostando na renovação das Câmaras Municipais. Em São Bento do Sul, ´por exemplo, há quem aposte em renovação chegando a 80%, ou seja: apenas dois vereadores (as) alcançariam a reeleição. Tudo é possível, mas é certo que alguns nomes que estão no legislativo tiveram bom desempenho, enquanto que outros é como se nunca tivessem existido.
Deputados, onde estavam?
Alguns (muitos) deputados, estaduais e federais que inclusive levaram votos na cidade, em momento algum apareceram in loco para avalizar a campanha de seus cabos eleitorais. Claro, serão esperados na cidade em 2026 para, de novo, orientar seus serviçais a seguir pedindo voto a eles para garantir uma reeleição. Até quando?
Horário de verão
Governo Federal ainda não bateu o martelo, mas o Horário de Verão deve ser editado para entrar em vigor no mês de novembro. Está tudo praticamente acertado para o início do período, que deve se estender até o mês de fevereiro, com o relógio adiantado em uma hora. Objetivo na justificativa é economizar energia elétrica especialmente pelo fato da escassez de chuva estar prejudicando a produção da energia em várias regiões do país.