Futsal brasileiro volta ser maior do mundo
Usbequistão – Em jogo realizado neste domingo (6) a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 2 a 1 e conquistou pela sexta vez a Copa do Mundo de Futsal. O time chegou para a final invicto e, mesmo tendo pela frente um dos adversários que mais cresceu nos últimos anos, foi pra cima e venceu a partida. Os gols da equipe foram anotados por Ferrão e Rafa Santos. Rosa descontou para “los Hermanos”.
Foi um jogo difícil, afinal de contas a Argentina já havia conquistado um título da competição no ano de 2016. Mas, para o Brasil, se tratava de um momento ímpar para vencer e voltar a mostrar que o país é o berço da modalidade, tendo exportado centenas de talentos nas últimas décadas, em especial para a Europa e Oriente Médio.
Na segunda etapa, jogando com o marcador em desfavor, a Argentina passou a utilizar o goleiro linha, levando muito perigo contra o gol brasileiro que estava fechado, graças à perfeita atuação do goleiro Willian.
No apito final, toda delegação entrou em quadra para comemorar com os jogadores que devem estar de volta ao Brasil na terça-feira (8) e alguns já se reintegrando às suas equipes para preparação rumo às oitavas de final da Liga Nacional de Futsal.
Catarinenses
A Seleção Brasileira ainda contou com a participação de atletas de Santa Catarina. O goleiro Willian (natural de Jaraguá do Sul), o goleiro Diego Roncaglio (natural de Blumenau), o ala Dyego (natural de Palmitos), o pivô Pito (natural de Chapecó), e o pivô Ferrão (natural de Chapecó), além do técnico Marquinhos Xavier nascido em Lages e muito identificado também com Joinville onde morou. Willian ainda levou o prêmio de melhor goleiro da competição e o ala e capitão da equipe, Dyego foi o melhor jogador do campeonato mundial de futsal 2024.
Para constar, o goleiro Doego Roncaglio, fez parte da equipe sub-17 de Santa Catarina a qual foi treinada por Nelsinho Carvalho contando com jogadores de São Bento do Sul. Andy, Felipe “Sabiá”, Déucio, Leonel, Langa e Cyro (este de Rio Negrinho), eram alguns dos jogadores da Tuper/Planor que fizeram parte da seleção catarinense ao lado do, agora, campeão do mundo.
Foto: Alex Caparros/Fifa