Estratégia preventiva “Saiba Beber” é lançada durante operação Festas de Outubro no Vale do Itajaí
Aproveitando o início da Operação Festas de Outubro, que acontece em todo o estado, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), lançou na quarta-feira (9), a estratégia preventiva “Saiba Beber”.
A operação é voltada para a região do Vale do Itajaí, onde vários eventos acontecem neste mês, incluindo a Oktoberfet em Blumenau, uma das maiores festas de SC. Pautadas na transparência e na prevenção, serão montadas barreiras policiais em locais específicos, com ênfase na fiscalização da alcoolemia e demais aspectos relacionados às normas de circulação e conduta, aos motoristas que trafegam pela região do Vale do Itajaí.
“Bebida e direção não combinam e, com certeza, existem formas simples de curtir as festividades sem colocar sua vida ou a de terceiros em risco”, comentou o comandante da 3ª Companhia do 1° BPMRv, capitão João Gabriel de Moura Iglesias, ao falar sobre as formas de locomoção para as festas típicas.
A ideia é que, com o término da operação, a estratégia redirecione seu foco para as tradicionais festas promovidas ao longo da temporada de verão. “As pessoas podem se valer dos motoristas de aplicativo, de caronas solidárias, de fretamentos e também dos motoristas da rodada. Enfim, existem muitas formas de ir e vir com segurança”, reforçou o capitão.
O Código de Trânsito Brasileiro, por meio do seu Artigo 165, define que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima, com penalidade de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses.
Recusar-se ao teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, também é considerada infração gravíssima, com penalidade de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses também.
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.
Fonte: PMSC
Foto: Divulgação