Turismo de caça provoca megaoperação ambiental em cidade de SC
Rio dos Cedros – Uma megaoperação ambiental movimentou a cidade de Rio dos Cedros no Vale do Itajaí na madrugada desta quinta-feira (26).
Alto dos Cedros, uma pacata localidade da cidade, foi alvo da operação ambiental. Um grupo de 8 moradores foi abordado pela polícia por suspeita não só de caçar animais silvestres ilegalmente, como também, convidar conhecidos a fazerem o mesmo, o que as autoridades chamaram de “turismo de caça”.
Segundo matéria do noticioso NSCtotal, o capitão da Polícia Militar Ambiental (PMA), Robson Savitraz, adiantou que duas detenções foram feitas por conta de posse de armas sem registro. Ainda, segundo o noticioso, os oito moradores foram alvos de mandados de busca e apreensão. Durante a operação foram recolhidos celulares, espingarda, outros tipos de armas, armadilhas, coleiras para cães de caça com GPS, rádios comunicadores, lunetas e outros objetos.
A Polícia Civil atuou em conjunto com a PMA para seguir com as investigações, já que há indicações de que os envolvidos costumam sair juntos para a caça ilegal e também convidam pessoas externas para a prática. A procura por provas tem como objetivo comprovar a organização criminosa formada pelos moradores. As denúncias sobre o comportamento deles começaram a chegar à PMA no ano de 2022 quando a Polícia Militar começou a fazer fiscalizações para flagrar os crimes.
Em uma dessas fiscalizações, foi encontrado um macaco-prego em uma armadilha. Por isso, a operação desta quinta foi batizada de Sapajus (gênero que inclui a espécie do animal resgatado há cerca de quatro meses). 39 policiais e 21 viaturas participaram das abordagens na manhã desta quinta.
As investigações continuam e os suspeitos podem ser indiciados por organização criminosa e porte ilegal de arma e caça.
Informações: NSC
Foto: PMA, Divulgação