SC tem disputa direta entre dois candidatos a prefeito em 4 a cada 10 cidades nas Eleições 2024

 SC tem disputa direta entre dois candidatos a prefeito em 4 a cada 10 cidades nas Eleições 2024

Estadual – Quatro a cada 10 cidades de Santa Catarina terão disputas com apenas dois candidatos a prefeito nas Eleições 2024. O número integra um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No total, Santa Catarina é o 10º estado com o menor percentual de cidades com apenas dois candidatos envolvidos na disputa pelo Executivo nos municípios. O Estado terá apenas duas opções de voto em 123 das 295 cidades, o equivalente a 42% do total dos municípios.

A disputa mais frequente registrada em Santa Catarina é entre candidatos do MDB e do PL, partido do atual governador Jorginho Mello. Esse embate ocorre em 32 das 125 cidades catarinenses com apenas dois candidatos. O tradicional duelo entre MDB e PP é o segundo (22 cidades), seguido por MDB contra o PSD.

O partido do governador, que tem o maior número de candidatos a prefeito no Estado, está envolvido em outras 29 cidades em que o adversário pertence a outros partidos. Mas é o MDB que está na maioria das disputas com apenas duas opções de voto em Santa Catarina (82 municípios).

A cidade com maior eleitorado que tem apenas dois candidatos a prefeito na disputa é Videira, no Meio-Oeste, com os candidatos Carelli (MDB) e Medeiros (PL) disputando os votos dos 39 mil eleitores. A cidade tem o 30º maior número de eleitores do Estado, segundo dados do TSE.

Entre as 50 cidades com mais eleitores do Estado, apenas Xanxerê e Xaxim também têm apenas dois candidatos a prefeito envolvidos na disputa. O predomínio das cidades com disputa direta para a prefeitura ocorre nos municípios menores do Estado. Quase metade (47%) está entre as 100 com os menores eleitorados.

Brasil tem metade das cidades com disputas diretas

No Brasil, esse percentual é de quase metade das cidades (49%). O Rio de Janeiro tem o menor percentual de municípios com apenas dois candidatos a prefeito, com 13%, enquanto o Piauí tem a maior proporção, com 76%.

Nacionalmente, a proporção de cidades com apenas dois candidatos é o segundo maior das últimas sete eleições, atrás apenas da disputa do ano 2000.

Os dados foram calculados pela CNM com base nos registros de candidatura. Esses números, podem variar, uma vez que a Justiça Eleitoral atualiza diariamente a situação das candidaturas.

Fonte NSC

Foto: Tiago Ghizoni, NSC Total

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial