POLÍTICA: Quase lá…urnas…pidões…Corupá
Reta final
Começou pipocar situações inusitadas para uma campanha eleitoral. Para alguns, é claro, são inusitadas. Mas, para quem conhece a artimanha da política é sabedor que muitas coisas são criadas para valorizar passes, equipes e até desgastar adversários. Tem muita gente perdendo tempo com o próximo e deixando de buscar votos. Talvez o calor exagerado mantenha uns e outros enclausurados, aí a mente diabólica precisa trabalhar.
Urnas
As urnas eletrônicas que serão utilizadas para a votação em São Bento do Sul e Campo Alegre já estão em fase final de preparação pela equipe do Cartório Eleitoral. Um trabalho delicado, mas que em Santa Catarina sempre foi realizado com responsabilidade e o mais absoluto comprometimento com a transparência.
Marcha lenta
Como não poderia deixar de ser, as Sessões nas Câmaras Municipais seguem em lentidão absoluta até o dia 7 de outubro. Nesse dia haverá sessão em todas as Casas Legislativas da microrregião. Alegria de uns poucos e “choro e ranger de dentes” de uma grande parte que deve ser reprovada nas urnas pelo trabalho bisonho que fez ao longo dos últimos 44 meses. Tem eleitor e comunidade que nunca mais recebeu a visita de uns e outros eleitos.
RH
Prefeitos ou prefeitas eleitos (as) na microrregião, se confirmar como estão os pedidos, terão que montar primeiramente uma boa equipe de Recursos Humanos para tanta contratação. Tem gente dizendo pelo interior de São Bento do Sul, por exemplo, que já definiu equipe para a pasta de agricultura. Muitos pensam que essa definição vem do prefeito. E agora?
Voo solo
Não é uma prática apenas de um partido ou coligação, mas tem candidato (a) à vereança que tem visitado algumas famílias sem fazer questão de pedir voto para seus, ou suas, candidatos (as) à prefeitura. De novo, na contagem dos votos será possível observar as disparidades entre votos para vereadores e para majoritária de cada composição.
Nada de novo
A visita de Jorginho Melo (PL/Foto), Governador do Estado, que nunca tem tempo de vir à região fora de período eleitoral, foi meramente para pedir voto e reforçar a campanha de seu partido. Desde que assumiu o comando na Casa D`Agronômica nada de novo apresentou para o Planalto Norte, apenas e tão somente o trivial. Está apenas repetindo figuras como Carlos Moisés, Raimundo Colombo, Eduardo Pinho Moreira e outros que tiveram passagens apagadas para a região.
Em Corupá
O que se diz pela capital da banana é que muitos achavam que seria uma campanha fácil. Mas…”a linguiça pegou preço na bolsa de valores” e a disputa ficou mais acirrada para esta reta final. Pesquisas internas apontam empate técnico entre as majoritárias de ponta. A vitória, de um lado ou de outro, será decidida nesta reta final, a depender do trabalho de cada composição.
“Lá como cá”
A surpresa na maior parte das cidades do Norte pode estar na eleição para as Câmaras Municipais. Em cidades com menor número de eleitor, onde postulantes às cadeiras nos Legislativos têm contato mais próximo com o eleitor, poderá ser maior a renovação. Porém, na maior parte, muitas surpresas podem acontecer.