Megaoperação contra o narcotráfico leva oito à prisão em SC
Estadual – Uma megaoperação contra o narcotráfico na manhã de terça-feira (3) resultou na prisão de ao menos oito pessoas em Santa Catarina e no Paraná. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Arthur Lopes, as drogas saíam do estado paranaense e eram distribuídas em cidades do Litoral Norte de SC, como Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú e Navegantes. Durante cumprimento dos mandados, ainda foram encontrados com os criminosos uniformes da Polícia Civil e uma viatura falsa.
A investigação durou três meses até a Operação Gênesis ser deflagrada. Durante esse período, o grupo movimentou aproximadamente 1,5 toneladas de drogas entre SC e PR, conforme a polícia. Outras viagens da quadrilha também foram descobertas, levando à identificação de batedores, motoristas — usados como mulas — e negociadores das cargas.
Os entorpecentes chegavam até Santa Catarina pelas rodovias federais, ainda segundo o delegado Lopes. Das oito prisões durante a operação, sete foram preventivas e uma em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Ao todo, quatro armas foram apreendidas e alguns veículos sequestrados, os quais eram usados pela quadrilha (veja nas imagens abaixo).
Além de Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú e Navegantes, a operação também ocorreu, simultaneamente, em Joinville, Foz do Iguaçu (PR) e Sarandi (PR). Em um dos endereços foram encontradas, ainda, camisetas da Polícia Civil e uma viatura descaracterizada, que também pertencia aos criminosos. O carro simulava um veículo dos órgãos de segurança, com os mesmos sinais luminosos usados pela polícia. A Polícia Civil ainda deve apurar como essas roupas foram parar com os suspeitos e em que circunstâncias elas eram usadas, segundo o delegado Lopes.
A investigação segue em andamento.
Fonte: NSC
Foto: Polícia Civil, Divulgação