Candidatos terão que explicar da cor de pele
São Bento do Sul – A Justiça Eleitoral deverá notificar alguns candidatos nas próximas horas. Aqueles (as) que “mudaram a cor da pele” das últimas eleições que disputaram para a atual disputa terão que se explicar.
O caso começou pelas incursões em alguns veículos de comunicação sobre a mudança que postulantes aos cargos eletivos em São Bento do Sul apresentaram nas informações. Mas, a Justiça Eleitoral estava de olho e trabalhando com as prioridades até chegar nesse ponto que agora exige respostas dos (as) candidatos (as).
No despacho o Juiz Eleitoral, Doutor Marcus Alexsander Dexheimer, destaca que em que pese o anterior deferimento do registro de candidatura foi verificada a existência de divergência das informações no que diz respeito à cor/raça com o Cadastro Eleitoral e eleições anteriores, conforme documentos apresentados.
Os candidatos e os respectivos partidos/coligações estão sendo intimados para, no prazo de 24 horas, esclarecer a divergência e confirmar a cor/raça. O magistrado ainda deixa claro que em caso de silêncio, “a informação sobre cor ou raça será ajustada para refletir o dado constante do Cadastro Eleitoral ou de anterior registro de candidatura e ficará vedado repassar à pessoa candidata recursos públicos reservados a candidaturas negras”.
Fica a situação a ser resolvida para aqueles que cometeram tais deslises, ou mesmo correções, para que expliquem a situação e tenham a condição de seguir na disputa por uma vaga no Legislativo ou Executivo, conforme a candidatura de cada interpelado.
Imagem: Divulgação/Reprodução Redes Sociais