SC tem o sétimo maior número de MEIs do país

 SC tem o sétimo maior número de MEIs do país

Estadual – Levantamento do IBGE sobre a participação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) na economia brasileira em 2022 apurou que Santa Catarina tem 653,4 mil pequenos negócios com esse perfil, o que representa 4,5% do total do país e um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. A estatística, divulgada nesta quarta-feira, também mostra que SC tem o sétimo maior número de MEIs do país e a maior participação nacional de negócios industriais, 13,8%. Nos serviços, eles responderam por 50,3% do total.

O levantamento apurou também que em 2022, os MEIs representavam 56,3% das empresas constituídas no estado, de um total de 1,2 milhão de negócios. No Brasil, essa proporção é maior, de 60,9% do total de empresas.

Quanto a participação dos MEIs no trabalho formal, eles chegaram a 16,7% do total no estado num grupo de 3,9 milhões de pessoas ocupadas no estado. Também é uma média menor que a nacional, que ficou em 18,8%, apurou o IBGE.

Tanto esse dado, quanto o fato de SC estar na sétima posição na lista dos estados com mais CNPJs de microempreendedores e de ter menos presença no total de empresas reflete o perfil da economia de SC que é a mais empregadora do Brasil e uma das mais dinâmicas. Assim, mais pessoas podem trabalhar como empregadas ao invés de ter que abrir seu negócio.

Setor importante da indústria catarinense, o da construção civil contava com 85 mil MEIs em 2022, o que representava 13% do total desses negócios no Estado. O comércio, mais reparação de veículos e motocicletas somava 22,4%, o menor do país para esse segmento enquanto a média nacional estava em 28,2%. Chamou a atenção o baixo número de CNPJs de MEIs no agro de SC, somente 04%, o equivalente a 2,9 mil. É a atividade econômica com menos negócios individuais.

Os estados com maior número absoluto de microempreendedores individuais são São Paulo,27,4% do total e 4 milhões de pessoas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11,3% do total e 1,6 milhão e Minas Gerais, com 11,0% do total. 

Fonte: NSC

Foto: Tiago Ghizoni, NSC, BD

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial