Força-tarefa estadual marca campanha de prevenção à violência contra mulher em SC

 Força-tarefa estadual marca campanha de prevenção à violência contra mulher em SC

Estadual – Uma força-tarefa de ações preventivas e de repressão à violência contra as mulheres marca o ‘Agosto Lilás’ em Santa Catarina. Estão previstas ações como instauração de inquéritos, levantamento de ações em andamento e mandados em aberto, investigação de denúncias, atendimentos às vítimas, diligências e fiscalizações e realização de exames periciais, entre outras ações.

A Operação Shamar tem abrangência nacional e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). No Estado, a coordenação é feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). As polícias Militar, Civil e Científica, e o Corpo de Bombeiros Militar, participam da operação.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina designado, coronel Flávio Graff, ampliar o combate aos crimes contra a mulher e as ações de prevenção a esses delitos são prioridades.

— Ações estão sendo criadas e fortalecidas para a ampliação da rede de prevenção e proteção às mulheres. Santa Catarina desponta no cenário nacional como um dos Estados mais seguros, justamente pelo reconhecimento da atuação integrada das forças de segurança e tenho certeza que a operação Shamar repercutirá na busca de resultados e evitará ocorrências contra a mulher — salienta.

Ações especializadas

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a ação pretende promover uma conversa e uma reflexão ampla sobre a luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio pela segurança pública no Brasil. A PMSC executa o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. Além disso, vítimas de violência doméstica com medidas protetivas podem fazer denúncias diretamente pelo aplicativo PMSC Cidadão, através do botão do pânico.

Já a Polícia Civil catarinense tem canais que atendem vítimas de violência doméstica 24 horas, seja pela delegacia virtual, por onde também pode ser solicitada a medida protetiva, ou presencialmente nas delegacias.

O Estado tem 34 Salas Lilás ativadas; 32 Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCami), unidades especializadas; o programa PC Por Elas e outros projetos como “A Mulher Tem Voz” e o “Papo de Homem”, que promove a reflexão sobre temas com agressores, além de palestras e rodas de conversas conduzidas por policiais que atuam nas DPCamis para adolescentes e adultos.

Em agosto, os batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMSC) também terão ações, como palestras educativas. No dia 14, durante um minuto, todas as sirenes em todos os quarteis do Estado soarão para chamar a atenção e fazer o alerta sobre a violência doméstica.

Fonte: NSC

Foto: Ilustrativa/Freepik

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial