POLÍTICA: Marilisa…força…Promosul…PP…MDB
Força Política
Mais uma vez fica visível, o quanto a força política no âmbito estadual e federal, faz diferença para as regiões. O Governador Jorginho Melo (PL) tem sido presença em várias regiões, especialmente e com maior frequência, naquelas em que há parlamentares eleitos atuando na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Já, nas regiões sem representantes, as visitas, quando acontecem, são raras.
Vice governadora
A semana começou com a visita da vice governadora do estado, Marilisa Bohem (PL) à cidade de Jaraguá do Sul. Ela esteve na Associação Empresarial e ouviu atentamente as colocações feitas pela classe, inclusive solicitando atenção do governo estadual para algumas demandas das cidades do Vale do Itapocu. Em seguida, Marilisa esteve na Rede Feminina de Combate ao Câncer onde também recebeu alguns pedidos e apelos pela saúde.
2026
O governador Jorginho tem trabalhado fortemente visando sua reeleição, ou seja: um projeto político solo, mas que precisa arrebanhar apoiadores em todas as regiões. Especialmente prefeitos, vices e vereadores estão na mira do governador, visando fortalecer o PL para a campanha de 2026. Então, está na hora de iniciar uma campanha na microrregião (SBS, C.A e R.N), para eleger ao menos um deputado estadual e um federal em 2026. Caso contrário, essas cidades seguirão catando as migalhas jogadas por deputados que querem alguns votos para se reeleger.
Promosul
Os vereadores de São Bento do Sul acataram o veto total emitido pelo Executivo ao projeto que tentava dar nominação ao Parque onde está localizada a Promosul. A justificativa foi que o bem imóvel ainda não está no nome da prefeitura, mas é sabido que a iniciativa, sem consulta a todos os vereadores em acordo com o Executivo, causou desgaste para vários lados.
Novas pesquisas
Pela região, partidos que ainda não realizaram suas convenções receberam no fim da última semana resultado das pesquisas recentes, aquelas feitas apenas para consumo interno das siglas visando identificar a situação e alinhar os trabalhos. Antes, porém, tudo passa pelas definições das majoritárias. Alguns partidos da microrregião parecem ter ficado preocupados com a tendência do eleitorado. Terão que definir nomes fortes para tentar melhorar seu ranqueamento perante o eleitor até a votação em 6 de outubro.
JC Fernandes
Tudo indica que o Progressistas de São Bento do Sul bateu o martelo e vai de chapa pura para as eleições municipais. O empresário José Carlos Fernandes, conforme informações extraoficiais, teria aceito o convite para compor a chapa como vice da professora Rosemari Cândido. Além disso, o partido aposta em uma nominata forte para garantir, sem as sobras, três cadeiras no Legislativo.
Convenção
A Convenção Progressista ocorre na manhã de sábado (3), na Câmara de Vereadores. Antes, porém, um partido aliado, o Podemos, realiza a sua convenção. A sigla estará junto com o PP e vai trabalhar para eleger um representante para a Câmara Municipal.
Alice e Matheus
Tudo caminha para que o MDB/PL confirmem a reedição da dupla Alice Grosskopf (MDB) e Matheus Fuckner (PL). A convenção das siglas ocorre na manhã de sábado, na Sociedade Amigos de Campo Alegre (SACA). Mas, ainda há rumores de possível surpresa para o nome que disputará o cargo de vice-prefeito. Esperar para ver!
Microrregião
O comando regional do Progressistas insiste em esclarecer aos seus pretensos candidatos que um trabalho árduo será desencadeado, independente do resultado nas urnas. O objetivo será manter as cidades unidas para garantir mais representatividade e resultados efetivos em prol da coletividade. Em São Bento o PP vai de chapa pura, em Campo Alegre tenta a vitória com candidato a vice-prefeito e em Rio Negrinho também deverá seguir na cabeça de chapa com o ex-prefeito Júlio Ronconi.
Foto de Capa: Caroline Stinghen/Acijs