POLÍTICA: Convenções…PP/MDB…Magno…Márcio…PR
Definições
Muita agitação nos bastidores da política, em especial nesta reta final de preparação para as convenções partidárias. Os partidos que já realizaram suas convenções estão encaminhando a confecção de materiais e, aqueles que ainda não, correm para fechar nominatas e definir seus vices na majoritária.
Era visto
A possibilidade de aliança PP/MDB em São Bento do Sul nem foi cogitada pelas siglas. Foi uma situação que iniciou com “sugestões” de uma parte da mídia local. Talvez pra “ver o circo pegar fogo”, mas o fato é que alguns correligionários das duas siglas se empolgaram com a possibilidade que, desde o início, era sabido, não aconteceria.
Histórico
Lideranças das duas siglas têm conhecimento que o eleitor está mais politizado e não aceita mais algumas situações com tanta facilidade. A história mostra que PP e MDB precisam deixar o tempo passar, mas também precisam seguir pautados em um trabalho mais diplomático. Integrantes das gerações que foram para o embate em eleições passadas, ainda fazem parte das siglas. Só o tempo e uma visão mais aberta pode fechar algumas feridas.
Falando em PP…
…a novidade na nominata para a Câmara Municipal tem nome: Magno Bollmann. O Jornaleiro conversou recentemente com o ex-prefeito, que também já foi vereador, e ele deixou claro que vai apoiar a candidatura de Rosemari Cândido (Foto)e, para isso, estará efetivamente na rua pedindo voto. Questionado sobre disputar a vereança respondeu apenas “é possível”, com um sorriso de quem já está decidido a entrar na disputa.
Por outro lado…
…o Progressistas poderá contar com a participação de Márcio Dreveck para a disputa. Nos bastidores se comenta que, após enfrentar muitas tempestades, ainda é uma das grandes lideranças a se colocar à disposição do partido e da comunidade. Ele está na disputa para ter o nome homologado na convenção de 5 de agosto.
Pode ficar de fora
Quem pode ter que ficar de fora do pleito é o empresário Marco Viliczinsky (MDB). Situação judicial/política, de quando ainda estava no PSB, pode impedir sua candidatura. Este caso, com o ex-vereador Marco, envolve ainda, outras pessoas que foram acusadas e sofreram revés na justiça no ano de 2017. O ex-vereador deve saber disso, mas também sabe, que muitas situações se resolvem com as brechas que existem nas leis brasileiras.
Pelo menos quatro
O setor da agricultura em São Bento do Sul deve contar com pelo menos quatro representantes na disputa por uma cadeira na Câmara. A novidade será uma mulher, que conhece os meandros do setor: Marina dos Santos (PL), que já foi secretária e diretora na pasta. Além dela, Luiz Pesenti, Magno Bollmann e Edimar Salomon. O setor precisa de bons representantes para apagar imagens políticas negativas envolvendo a secretaria nos últimos tempos.
Republicanos
As decisões conturbadas em Florianópolis, envolvendo o PR, tumultuaram a situação das executivas municipais. Em São Bento do Sul, por exemplo, o partido, que estava apalavrado com o MDB, teve que mudar o curso e agora deve apoiar a reeleição de Tomazini/Tirso. Isso porque o objetivo é seguir as ordens do governador Jorginho Melo (PL), que nesse momento se mostra um autêntico “ditador político”.