POLÍTICA: Câmara…UPA…PL/PR…Piti…Márcio
R$ 286 mil
Esse é o valor que a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul pretende gastar para dar uma “renovada no visual”. O custo total de um projeto que prevê pagamento a paisagista, empresa de demolição e limpeza, repavimentação no entorno do prédio e outros gastos para mudar o visual. Projeto está pronto para ser executado.
Nada no Parlamento
Em uma legislatura onde muito se ouviu falar de valorização do dinheiro público e da economia, para evitar gastos desnecessários, ficou estranho saber do projeto e não ouvir discussões mais calorosas sobre o assunto. Um valor que poderia ser empregado em apoio às obras de finalização, ou compra de equipamentos para a UPA visando atender a saúde do povo, ou até mesmo para as melhorias que se busca na Oncologia que funciona no Hospital Sagrada Família, por exemplo.
Falando em UPA
Reascendeu-se a discussão em torno da obra que está caminhando. Alguns seguem comentando o fato de o Governo municipal anterior, ter deixado R$ 6 milhões para tal. Que o governo anterior deixou recurso em caixa para a saúde confere, mas não foi para essa finalidade.
Recurso Chegou
O recurso veio do Governo Federal para usar nas despesas com a Pandemia da Covid-19. Como o município, na época, não tinha projetos e preferiu não fazer alguns investimentos para a causa, o recurso ficou em caixa. Para confirmar, basta conversar com o ex-secretário da pasta, Manuel Del Olmo.
Republicanos
Só quem não conhece os meandros da política e o jeito “Jorginho Melo” de politicar, acredita que o Republicanos terá liberdade para escolher com quem se coligar pelo estado. Em Florianópolis está tudo acertado para que a sigla esteja com o PL no máximo de cidades possível. Jorginho mira apenas sua reeleição em 2026.
Dificuldade
Depois dos acontecimentos políticos em São Bento do Sul, dificilmente o PL vai se sentir confortável com a participação do PR na campanha eleitoral. Poderá até “engolir”, mas somente até 6 de outubro. Uma situação que está claramente desconfortável para as duas siglas na cidade.
Também não rola
Outra aliança utópica diz respeito à união entre Progressistas e MDB, em São Bento do Sul. A divergência entre os dois partidos é muito grande com feridas abertas num passado bem próximo. Gente grande das duas siglas, diz que essa possibilidade não existe e que seria um “tiro no pé” para ambos os partidos, que são antagonistas históricos em São Bento do Sul.
“Júlio da Gaita”
O ex-prefeito de Rio Negrinho, Júlio Ronconi (PP/Foto), segue firme e em ritmo intenso de visitas às lideranças comunitárias com vistas a disputa pela prefeitura. Como está “bem na fita”, precisa tomar cuidado com as alianças. No período em que esteve a frente do Executivo sofreu carregando “algumas cruzes” impostas justamente pelas alianças. Manteve cargos que mais incomodaram do que ajudaram o governo.
Está bem cotado
Voltando a São Bento do Sul, o nome do ex-vice prefeito Márcio Dreveck (PP) vem sendo comentado nas rodas de conversa como uma das possibilidades de chegar bem na votação de outubro. Ele é pré-candidato a vereador e pode repetir feitos anteriores onde foi o mais votado.
Piti também
Amigo e leitor de O Jornaleiro, o Piti, bem conhecido como “PitiSom”, garantiu que, dessa vez, vai ser candidato a vereador em São Bento do Sul. Ele disse que são muitos os apelos para que ele entre na disputa e por isso teria conversado com a família e decidido mergulhar no projeto. Será que vai mesmo?
Animado
Quem parece animado com a campanha eleitoral que se aproxima é o ex-prefeito Magno Bollmann (PP). Ele disse que está muito animado porque vai carregar uma bandeira que ainda não foi levantada, que é a construção de um Hospital Regional em São Bento do Sul. Segundo ele, será uma proposta viável e que a população vai avalizar pela necessidade que a cidade sente de um Hospital com maior capacidade de atendimento.