LUTO NO ESPORTE: Deque deixa uma legião de amigos
São Bento do Sul – Alguém do meio esportivo, em especial o futebol de campo, já ouviu falar de Pedro Henrique da Silva? Certamente, apenas os mais chegados sabiam a quem pertencia esse nome de batismo. Mas se perguntar: quem conheceu ou jogou com o Deque? Muitos saberão quem foi esse moço.
Meio campista de baixa estatura, mas de muita habilidade, técnica, versatilidade e precisão na finalização com a perna canhota. Esse era o Deque, jogador que fez a diferença no futebol até início dos anos 90, quando ainda desfilava seu talento nos gramados de São Bento do Sul e da região.
Foi jogador de várias equipes, se destacando pelas formações nos quadros da Fiação São Bento, onde trabalhou até sua aposentadoria e na SER São Bento, equipe pela qual tinha paixão em vestir a camisa. Mesmo após deixar os gramados, Deque era presença marcante nos dias de jogos no Campo da Sociedade em Serra Alta. Jogou ainda nas equipes do Omeri, Ipiranga de Rio Negrinho, Baptista e Sociedade Desportiva Bandeirantes. Ainda teve o privilégio de vestir a camisa do Juventus de Jaraguá do Sul e do Estrela de Nereu Ramos.
Não tinha para ninguém, em qualquer equipe onde atuava, a camisa 10 era imediatamente separada para vestir o principal craque do time. Afinal, Deque vem de uma época em que a camisa dez representava o que a equipe tinha de maior e melhor talento nos gramados. Seu futebol chegou a ser comparado ao do ídolo corinthiano, Marcelinho Carioca.
Mas, a vida é uma passagem e uma surpresa para muitos. Essa surpresa chegou na manhã desta quarta-feira (24) com a notícia da morte do, talvez maior da história de São Bento do Sul, meia esquerda. Aos 77 anos Deque partiu para desfilar seu talento nos gramados celestiais. Levou com ele a paixão pelo esporte, o amor incondicional pela filha, Professora Cristiane Pilz, e a certeza de ter feito a diferença por onde passou. Muitos amigos e conhecidos, desde as primeiras horas do dia, lamentam sua morte pelas redes sociais.
O velório do “nosso eterno craque” acontece na Capela São Bento Leier, Centro de São Bento do Sul e as 17 horas, o corpo será levado para Jaraguá do Sul onde ocorre cerimônia no Crematório Catarinense.
Foto: Divulgação/Plano Funerário
Foto: Arquivo pessoal de Almir Dias
Colaboração com informações: Almir Dias