Idoso morre engasgado com pedaço de carne
Taió – Um homem de 70 anos morreu engasgado com um pedaço de carne nesta segunda-feira (15) em Taió, no Alto Vale do Itajaí. As equipes de socorro chegaram a ser mobilizadas e fizeram manobras para ressuscitá-lo, mas Alito Schumann não resistiu.
A guarnição da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foi a primeira a comparecer ao local e começou o atendimento. Os bombeiros chegaram na sequência e perceberam que a vítima não tinha sinais vitais. Então, começaram o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar enquanto aguardavam o Samu.
O idoso ainda foi levado ao hospital de Taió, onde teve a morte confirmada. Alito está sendo velado na Igreja Luterana de Ribeirão dos Lobos. Uma última homenagem será prestada às 14h desta terça (16) e, depois, o corpo segue para sepultamento no cemitério local.
Como agir em casos de engasgamento
Agir rápido diante de um caso de engasgamento é fundamental, defendem os médicos. Se a pessoa estiver consciente, a orientação é pedir para ela tossir mais forte e, se necessário, fazer a Manobra de Heimlich até que o objeto seja expelido. Mas se a vítima estiver engasgada e inconsciente, a recomendação é colocá-la com a barriga posicionada para cima e chamar o serviço de emergência.
Enquanto a ajuda não chega, deve ser feito o processo de reanimação, intercalando compressões repetidas no centro do tórax com as ventilações boca a boca. Se não se sentir confortável em realizar a ventilação boca a boca, pode ser feita apenas as compressões.
Fonte: NSC
Foto: Reprodução/Redes Sociais