Gerente Assistencial do Hospital São Luiz fala sobre a Semana da enfermagem
Campo Alegre – Na manhã desta quarta-feira (14), em entrevista à rádio São Bento 90,3, a Gerente Assistencial do Hospital São Luiz, administrado pelo Instituto Santé em Campo Alegre Mirelle Kerkhoff, falou sobre a importância desta semana.
A semana, é fundamental para lembrar e valorizar o trabalho, dedicação, cuidado e comprometimento desses profissionais, com o bem estar dos pacientes, sejam eles da rede privada ou pública. “É uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da enfermagem como um pilar fundamental para o sistema de saúde. Diversas ações nesse sentido estão sendo feitas”, disse Mirelle.
Além disso, durante o ano o Programa Saúde em Foco oferece palestras e outras ações para a população campo alegrense. Em 2024, várias ações já foram colocadas em prática: uma palestra sobre saúde mental; Blitz da Saúde sobre Conscientização de Leucemia; palestra para empresas locais sobre Segurança do Trabalho e uma Blitz da Saúde sobre Doação de Sangue.
Os profissionais de enfermagem na maioria das vezes estão na linha de frente nas situações de doenças, já que trabalham no primeiro atendimento quando os pacientes chegam aos hospitais e postos de saúde. Estão em constante busca pelo aperfeiçoamento e enfrentam várias dificuldades durante esse processo: condições precárias de trabalho, salários baixos, sobrecarga de tarefas entre outras.
Durante a pandemia do Covid, segundo Mirelle, essas dificuldades ficaram expostas, de maneira que o olhar sobre a classe passou a ser diferente. Desde então, as lutas por melhores condições de trabalho e salários justos, vêm se intensificando.
Uma das conquistas pós covid foi o Piso Salarial para a categoria. “Apesar disso, ainda tem muito a se fazer, para garantir que esses profissionais sejam devidamente reconhecidos e valorizados pelo seu trabalho” finalizou Mirelle.
Sobre a semana da enfermagem:
É comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). Estas datas foram definidas em reconhecimento ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente.
Foto: Divulgação