Todas as vacinas para Gestantes no Calendário Nacional do SUS
Nacional – No momento da gestação, a saúde da mãe é extremamente importante. Isto pois qualquer doença pode ser prejudicial tanto para a gestante quanto para crianças. Assim, é recomendado que mulheres grávidas estejam com o esquema vacinal em dia. Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) coloca esse público no Calendário de Vacinação.
Vacinas para gestantes no Calendário de Vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, essas são as vacinas que o Calendário Nacional de Vacinação do SUS recomenda para gestantes. Algumas podem ser tomadas a qualquer momento, já outras são indicadas entre a 20ª semana de gravidez até puérperas de 45 dias.
A qualquer momento
Vacina Hepatite B (Recombinante HB) – Iniciar ou completar as 3 doses de acordo com a situação vacinal. Evita Hepatite B.
Vacina Difteria e Tétano (DT) – Iniciar ou completar as 3 doses segundo a situação vacinal. Recomendado fazer reforço a cada 10 anos, ou a cada 5 em caso de feridas graves. Evita Difteria e Tétano.
Entre a 20ª semana e 45 dias de puerpério Vacina Difteria, Tétano e Pertussis (DTP) – Dose única a cada gestação, mantem-se o reforço a cada 10 anos, ou cinco em caso de ferimentos graves. Em geral, é recomendada para profissionais de saúde, parteiras e estagiários que atuem em maternidade ou unidade neonatal. Evita doenças como Difteria, Tétano e Coqueluche.
Fonte: NSC
Foto: Divulgação