POLÍTICA: Janela…Secretários…MDB…Campo Alegre
Últimos momentos
Até meia noite desta sexta-feira (5) os detentores de cargos eletivos ainda podem trocar de sigla partidária sem prejuízo dos cargos que ocupam. Já os prefeitos, que desejam concorrer para outros cargos, têm até amanhã para renunciar. Depois, zefini!
PSDB
Em São Bento do Sul o partido mais prejudicado com a janela partidária foi o PSDB. Os tucanos, que já haviam perdido o prefeito Tomazini, perderam também a vereadora Terezinha Dybas, que migrou para o PSD, e o vice-prefeito Tirso Humelgenn, que foi para o União Brasil.
Nomes novos
Falando em Tomazini, o prefeito parece ter definido substitutos aos nomes que deixam as pastas nesta sexta-feira (5). Para a Secretaria de Obras deve ser nomeado Laércio Chaves, que já estava atuando como diretor no setor. Denise Dirksen vai para a Fundação Cultural e o Jonas Renato “da saúde” Kieski, diretor de Assistência Social, assume o comando da pasta.
Dificuldades
Com a saída do vereador Darlan Guliani do Cidadania, ele que foi para o PSD, juntando ainda a saída do presidente Adriano Cubas e uma carrada de gente que estava no partido, certamente esta será uma sigla que não estará nas disputas de 6 de outubro. A não ser que haja o surgimento de uma grande novidade nas próximas horas.
Preocupações
O MDB está trabalhando certinho pela pré-candidatura do empresário Luis Alberto Sieves. No entanto, gente mais conservadora do partido entende que o momento ficou delicado com a saída da vereadora Karen Lili Fechner, que foi para o União Brasil. Desses conservadores, alguns, que só falam no “off” com a imprensa, dizem que não agradam os rumos, justamente pelos nomes apresentados para composição majoritária.
MDB Campo Alegre
Rumores dão conta da existência de uma indefinição para a composição da Chapa Majoritária, a qual deve contar com a prefeita Alice Grosskopf na ponta. Pessoas próximas de Matheus Fuckner (PL) garantem que ele não quer mais disputar o pleito. O nome indicado seria Adriano Grosskopf, mas também teria declinado.
Com o irmão
Adriano deve ainda ter uma “D.R” com o irmão, Vilmar (Foto), para decidir quem vai para a disputa para buscar uma cadeira no Legislativo. Vilmar tem a preferência, tendo em vista já estar vereador. Mas, existem acordos de família que agora podem intervir.
Solução
A prefeita Alice Grosskopf (MDB) pode passar por um desgaste considerável na Câmara a partir de segunda-feira (8). Tudo por conta da publicação de um material legal alterado da aprovação. Para não “pagar pelo que não fez”, a prefeita terá que “colocar uma cabeça em uma bandeja”. Vereadores da oposição já se agilizam para tocar a situação pra frente.