PSDB caminha na corda bamba
São Bento do Sul – Com a “Janela Partidária” aberta para as trocas de partidos, sem prejuízos com perdas de cadeiras aos detentores de cargos eletivos, o PSDB de São Bento do Sul precisa tomar uma decisão. Isso porque os integrantes da sigla estão concluindo que não será possível permanecer no ninho tucano com as situações criadas pelo Diretório Estadual.
O presidente estadual do partido, Deputado Estadual Marcos Vieira (Foto), tem demonstrado inconformismo com a jogada do governador Jorginho Melo, que tirou uma série de nomes da sigla, incluindo prefeitos e vices, levando para o Partido Liberal (PL), com vistas a fortalecer sua sigla para as eleições municipais e, consequentemente, para a disputa estadual em 2026.
Os tucanos tiveram grande prejuízo em São Bento do Sul, onde Tomazini migrou para o PL, desagradando ao presidente estadual e alguns correligionários.
Nos últimos dias o comando tucano tem trabalhado para conversar com Marcos Vieira, inclusive com uma ida in loco até a capital do estado, onde o presidente municipal, Geraldo Weihermann, juntamente com a vereadora Terezinha Dybas, tentou conversar com Vieira, mas não conseguiu. “Ficamos em uma situação difícil e algumas decisões terão que ser tomadas”, disse Geraldo em entrevista para a Rádio São Bento nesta segunda-feira (11).
Majoritária
A expectativa, era poder continuar na sigla com o vice-prefeito Tirso Hümelgenn, que deve reeditar a dupla com Tomazini para a campanha visando a reeleição. Porém, com a falta de retorno do presidente estadual, o “plano B” pode ser migrar com o vice-prefeito, a vereadora Terezinha Dybas e um grupo grande de correligionários para outro partido.
A primeira opção chega com o União Brasil, que por meio do apoio dos vereadores Paulo Zwiefka e Hélio Alves, já está na aliança com o governo municipal. Algumas conversas até apontam Zwiefka como próximo Secretário de Agricultura, uma vez que o mesmo tende a declinar da candidatura à reeleição como vereador.
Também pesa
Recentemente o assessor do Deputado Estadual Vicente Augusto Caropreso, Jean Leutprecht, esteve em São Bento do Sul e reuniu-se com o vereador Jairson Sabino (PSDB) e com a vereadora Zuleica Voltolini (PP). O teor da conversa não foi divulgado, mas existe a probabilidade de um acerto com Marcos Vieira, para que o vereador assuma o comando tucano no município e defina o projeto para as eleições de 6 de outubro.
Foto: Arquivo/O Jornaleiro