Inaugurado Planetário digital na Udesc
São Bento do Sul – No ano em que completa 30 anos de presença efetiva na cidade a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) inaugurou o Planetário, uma importante ferramenta que visa a qualificação da educação no município.
O Planetário é uma instalação fixa onde podem ser projetadas por meio de recursos tecnológicos situações relacionadas a vários temas da ciência atual, incluindo os estudos astronômicos e matemáticos com vistas a elevar a educação regional.
Alfredo Bauduino Santos, pró-reitor da Universidade, esteve presente com outras autoridades para o ato solene, que também foi muito prestigiado com presença de educadores destacados em atuação na cidade e região.
Um dos destaques na abertura do evento, foi a referência à conquista da Udesc de uma sede própria desde o ano 2005. De lá para cá, só evolução foi registrada no passar dos anos.
Em seu discurso o secretário de educação, professor Josias Terres, destacou, que a pasta tem firmado diversas parcerias, sempre em prol da educação de qualidade. Josias citou inclusive a participação da Udesc na atuação diária da educação. “A educação começa com as nossas crianças nas séries iniciais e vem até aqui na Udesc. Tenho certeza que a Universidade será parceira ainda mais constante da rede municipal de educação “, disse.
Aline Cristina Preira de Andrade e Débora de Campos foram as idealizadoras do projeto. Elas usaram a palavra com emoção, destacando a relevância e comprometimento da Udesc, que as direcionou ao desenvolvimento do projeto na Universidade. “Quando nos voltamos para as experiências do universo nos tornamos aptos para entendermos muitas situações relacionadas a nós como seres humanos”, disse Débora.
As idealizadoras agradeceram todas as pessoas e entidades que tornaram o projeto possível, tornando realidade o Planetário em São Bento do Sul.
Professor Délcio Pereira, diretor geral do Campus Udesc/São Bento do Sul, falou com emoção da gratidão por todo apoio que recebeu ao longo do tempo, que culminou com mais este benefício para a cidade. “Essa inauguração é um marco para a comunidade local e regional, e eleva a proposta de oferta de conteúdo inovador para a educação. O Planetário será um catalisador na educação para todos, contribuindo para o desenvolvimento e realização de projetos de extensão ‘, disse o diretor.
Zuleica Voltolini, representando a Câmara Municipal, parabenizou a Udesc por vencer tantos desafios e seguir evoluindo, crescendo pela educação em São Bento do Sul. “Quantos sonhos tivemos em poder olhar para o céu e enxergarmos os planetas, coisa que agora se torna possível com mais esse passo importante na educação local. Somos gratos à Udesc e parabéns a todos que se empenham para que esses avanços aconteçam “, disse a presidente da Câmara.
A Prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf também falou da felicidade em ter a Udesc na cidade coirmã, onde muitos avanços para os estudantes serão alcançados. “Essa inauguração é motivo de muita alegria justamente por saber que muitas das nossas crianças, terão oportunidades que não teriam de outra forma” disse a prefeita.
O prefeito Tomazini disse que nunca medirá esforços para alavancar a educação. “Educação é uma ferramenta que liberta. Por isso temos o compromisso de seguirmos juntos fazendo o melhor para abrir caminhos para as nossa crianças “, disse.
Tomazini ainda fez um apelo à reitoria da Universidade para que haja cada vez mais empenho para trazer mais cursos para cidade.
Pró-reitor, professor Balduino Santos, começou seu discurso agradecendo todas as pessoas que de alguma forma fizeram parte do projeto ora sendo entregue para a comunidade regional. O professor destacou ainda, os mais de 20 anos de sua atuação na Udesc em São Bento do Sul. Próximo da aposentadoria, que chega em setembro, professor Balduino disse que mesmo antes da Universidade se implantar no bairro Centenário já trabalhava para trazer projetos de extensão ao bairro. “O Projeto sendo entregue aqui estava previsto para outra região, mas recebemos apoio e iniciativas de pessoas que fizeram tudo acontecer”, disse. O Pró-reitor ainda destacou que os trabalhos devem ser aprimorados com o empenho de todos que vislumbram mais pela educação.
Após a solenidade todos os presentes foram convidados a acompanhar as apresentações do Planetário.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro