Hospital de Balneário Camboriú enfrenta superlotação em meio a “boom” de casos de dengue

 Hospital de Balneário Camboriú enfrenta superlotação em meio a “boom” de casos de dengue

Balneário Camboriú – As últimas semanas têm sido desafiadoras para as equipes do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, que observaram um aumento significativo na procura pela unidade. Todos os leitos de internação estão ocupados e houve um aumento de 50% nos atendimentos. A maioria das pessoas chega com sintomas de dengue, revela a instituição.

Segundo a diretoria do hospital, desde a segunda semana de fevereiro as consultas e internações cresceram entre 10% e 20%, o que resultou no cenário de superlotação. Muitos pacientes são de outras cidades, que buscam o município na tentativa de ter mais agilidade no atendimento. Prova disso é que 60% dos hospitalizados não são de Balneário Camboriú.

Porém, apesar do maior motivo da alta demanda ser por conta de pessoas com sintomas de dengue, apenas dois dos 118 pacientes internados têm suspeita da doença; os demais enfrentam outros problemas, muitos deles complicações de enfermidades crônicas. Com os leitos cheios, nesta sexta-feira (1º) havia duas crianças aguardando transferência para outras instituições.

Segundo a prefeitura, 50% dos atendimentos são de pessoas que não moram na cidade. Para amenizar a situação, o governo recomenda que os que vivem no município usem o serviço de telemedicina pelo número 0800 888 6556 ou recorram à UPA do bairro das Nações ou ainda ao Pronto Atendimento da Barra.

Balneário Camboriú também tem o Centro de Referência para Dengue, localizado no antigo Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso, que recebe exclusivamente moradores com sintomas da doença. O espaço abre de segunda a sexta, das 7 às 19 horas.

Fonte:NSC

Foto: Prefeitura, Divulgação

Please follow and like us:

Outras notícias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial