POLÍTICA: Alice…Jefferson…Magno…Rosemari…Ronconi
Em Brasília
Prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf (MDB) viaja nesta terça-feira (20) para Brasília. Ela vai acompanhada do vice-prefeito, Matheus Fuckner (MDB), e do assessor de gabinete, Rodrigo Munhoz. O retorno está marcado para a madrugada da próxima quinta-feira (22).
Projetos
Alice informou que está com 14 reuniões agendadas com parlamentares e ministérios para tentar agilizar alguns projetos que foram encaminhados em 2023 e outros que serão protocolados nesta ocasião.
Caldeirão fervente
Ainda sobre Campo Alegre, o caldo deve engrossar entre Executivo e Legislativo neste ano, como acontece nos anos eleitorais. O aperitivo da semana foram três pedidos de informações, protocolados pelo vereador Jefferson Cunha (PSD/Foto), que também é presidente da Casa, que devem dar entrada na Sessão Ordinária desta segunda-feira (19).
Cargos na prefeitura
Em São Bento do Sul a expectativa gira em torno do projeto de adequação de cargos na prefeitura. O prefeito Tomazini (PL), encaminhou o projeto para atender tanto Ministério Público quanto Tribunal de Contas do Estado. Resta saber qual será a postura dos vereadores. Vale lembrar que não se trata de criação de novos cargos, mas adequação.
Julgamento
O prefeito Tomazini deve estar um tanto ansioso por conta de uma movimentação em pendência que tem na Justiça Estadual. Um julgamento que pode definir muita coisa está marcado para o próximo dia 7 de março.
Sem negócio
Parece que o afastamento do vereador Luis Pesenti (PSD) por 30 dias pode gorar. O motivo pode estar ligado ao impasse sobre qual suplente assume a cadeira em caso de o titular sair por um mês. Alguns palpitam que o Edil deve permanecer no cargo e que pode reconsiderar o documento que apresentou na semana anterior pedindo autorização para ficar de fora um tempo.
Republicanos
O partido Republicanos segue tentando montar definitivamente sua nominata para a chapa proporcional das eleições de 6 de outubro. Informações dão conta que “Piti Som”, ex-integrante do Progressistas, teria sido procurado para uma conversa “ao pé-do-ouvido”.
Magno e Rosemari
Informações de bastidores também dão conta que uma conversa entre Magno Bollmann e Rosemari Cândido aconteceu recentemente, somente os dois interessados em disputar a prefeitura pelo Progressistas. Dizem que, desta vez, a professora disse que não abre mão e que está atendendo o apelo de muitos correligionários para disputar o pleito.
Linguiça vai pegar preço
Quem acompanha a política de São Bento do Sul e conhece o ex-prefeito, sabe que ele está determinado a buscar sua participação na majoritária. Por outro lado, um grupo forte do Progressistas diz textualmente que desta vez não vai dar para Magno. “Se ele insistir, vai rachar ainda mais o partido”, disse um integrante que já ocupou cargo eletivo.
Em Rio Negrinho
Júlio Ronconi (PP) segue gastando sola de sapato divulgando seu projeto de tentativa de voltar ao comando do Executivo. Porém, dizem alguns “cabos eleitorais”, tem demonstrado interesse em parcerias com quem já provou que os interesses próprios estão acima dos coletivos. Ronconi terá que identificar quem soma e quem subtrai para evitar desgastes em campanha.