Seguem ações visando evitar o avanço dos focos de Dengue no município
São Bento do Sul – Os focos de Aedes aegipti, o mosquito transmissor da dengue continuam aumentando em São Bento do Sul.
Somente neste início de ano, já foram registrados sete focos do mosquito. Entrte eles, um caso importado confirmado. Os focos foram identificados pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, que vem trabalhando em ações preventivas.
Até o momento, os focos foram identificados nos bairros Dona Francisca, Colonial, Centro e Oxford. A equipe de endemias já está atuando no trabalho de rastreamento, o município possui 502 armadilhas e 91 pontos estratégicos. O chefe de setor de Controle de Vetores e Entomologia, Sandro de Jesus Plazido comenta que a equipe também está realizando o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti.
“O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela”, explica. “Estamos fazendo esse trabalho além de todas as visitas e armadilhas no ponto estratégico.”
Para evitar a proliferação do mosquito, é importante que os moradores também façam a sua parte, eliminando os locais onde o mosquito deposita seus ovos, como recipientes com água parada, pneus, garrafas e latas.
Denuncie
A população pode denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti pela ouvidoria da Prefeitura através do número 3631-6004 (WhatsApp) e pelo e-mail [email protected].
Informações e foto: ASCOM/PMSBS