ESCOLA MILITAR: Região terá uma unidade
Jaraguá do Sul – Em encontro com o deputado estadual Antídio Lunelli nesta segunda-feira (4), o governador Jorginho Mello foi favorável ao pedido do parlamentar e autorizou a implementação de uma escola militar em Jaraguá do Sul.
“O modelo tem excelentes resultados no Ideb e em outros sistemas de avaliação, além de ensinar valores como disciplina, respeito e patriotismo. Os jaraguaenses aprovam e desejam, há anos, uma escola militar na nossa cidade”, destaca Lunelli, enfatizando que o sinal positivo do governador é também um reconhecimento aos índices de segurança do município.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato da Rosa, estava presente na reunião e irá encaminhar o processo a partir de agora. A unidade deve ser implementada, gradativamente, na escola estadual Darci Franke Welk, no bairro São Luís.
Conforme a coronel Arlene Villela, responsável pelo 12º Comando Regional, a unidade tem apenas uma turma de ensino médio à tarde, e outras 12 distribuídas entre o período matutino e noturno. “A escola militar inicia do zero, com turmas a partir do sexto ano do ensino fundamental. Por isso, solicitamos a disponibilização da unidade à Secretaria da Educação e ao governador”, explica.
Ainda, segundo Lunelli, a maioria das vagas seria ocupada por filhos de civis. “Temos um efetivo pequeno de policiais na região e muitos deles com idade avançada, com filhos já no ensino superior”, aponta.
Na última semana, durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Alcides Cimadon, o deputado também teve parecer positivo sobre ceder a unidade para a criação da escola militar em Jaraguá do Sul.
Atualmente, Santa Catarina tem cinco unidades no modelo militar.
Informações e foto: Divulgação/Assessoria Luinelli