POLÍTICA: Expoama…Vale Transporte…Berger…Tomazini
Caminhando
A licitação para organização e realização da Expoama, alusiva aos 150 anos de São Bento do Sul segue. Definidas as equipes por meio de edital o processo está em fase de contestações até o começo da próxima semana. A expectativa da Secretaria de Agricultura e, especialmente, do Gabinete, é que uma definição aconteça até terça-feira (25).
Vale Transporte
Está definida para a próxima segunda-feira (24) a entrada em vigência do novo valor do Vale Transporte em São Bento do Sul. Passa para R$ 6,50. O aumento se justifica pelo encerramento do subsídio antes oferecido pelo Governo Federal por conta da diminuição de passageiros no período de Pandemia.
Retorno
Com os aumentos na gasolina e a alta nos preços de automóveis populares e motocicletas, muitos traalhadores devem voltar a fazer uso do transporte coletivo. Apesar do Vale Transporte passar a custar mais caro que um litro de gasolina, muitos ainda não têm condições de adquirir um veículo popular, que pode fazer em média 13km/l ou uma motocicleta, com capacidade de desempenho de até 40km/l. Por isso, o transporte coletivo ainda pode ser o grande aliado do trabalhador.
“Fogo no Parquinho”
Impedir um vereador ou qualquer que seja a autoridade constituída, de entrar em uma escola só pode ser uma afronta. Quem não tem o que esconder não tem porque temer qualquer tipo de fiscalização. No caso de um vereador, como aconteceu em Rio Negrinho, ser impedido de entrar em um estabelecimento para verificar suas condições, obviamente que precisa ser levado o caso para o Ministério Público. Alguém está “fora da casinha”.
Sucesso
Prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf (MDB), juntamente com sua equipe, em especial da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que tem a professora Sandra Regina Lepeck (Foto) no comando, colhe resultados de mais um Festival de Inverno realizado com sucesso. Muitos telefonemas e mensagens estão sendo recebidos de diversas cidades de Santa Catarina e de outros estados, com os cumprimentos pelo sucesso do evento.
Educação
Um dos setores que foi bem envolvido nos eventos do Festival, a Educação campo-alegrense volta a ter a confiança dos professores. Já se fala em um diálogo mais franco e da atenção que a classe está recebendo. Com isso, os professores e as professoras se sentem valorizados e se empolgam em preparar seus pupilos para participação em eventos realizados na cidade.
MDB/PSDB
O ex-senador Dário Berger (PSB) ainda não se decidiu em qual sigla vai entrar para tentar disputar a prefeitura de Florianópolis. Nesta semana ele teve mais um encontro, o segundo, com o presidente estadual do PSDB, Deputado Estadual Marcos Vieira. Há quem diga que estando no ninho tucano Berger teria mais possibilidades para disputar o governo do estado. No MDB, onde estava sendo dada como certa sua chegada, sabe que terá que enfrentar uma disputa interna, em especial com o Deputado Estadual Antídio Lunelli e com o Deputado Federal Carlos Chiodini.
Tomazini
Começam a surgir algumas preocupações com obras no Governo Tomazini (PSDB). Algumas por começar e “bater na trave”, se estendendo como demoras não previstas (Como no caso das ruas José e Lino Roesler). Algumas decisões começam a gerar conflitos que já estão “pipocando” na sala do prefeito.
Afastamento
Também seria prudente ao prefeito ter uma ponte com vereadores que parecem estar se afastando, aos poucos, do governo. São casos como a vereadora Carla Hofmann (PSD) e o vereador Darlan Guliani (Cidadania). É perceptível o distanciamento. Em alguns casos, como da vereadora, diz respeito também aos projetos para o ano eleitoral. Mas algumas questões poderiam ser evitadas se o Alcaide contasse com alguém do Gabinete fazendo o papel político e auxiliando a vereadora Terezinha Dybas (PSDB), que parece solitária na defesa do Executivo.
Notório
Tudo mostra que a equipe de Tomazini não está diferente de prefeitos que o antecederam. Poucos ocupantes de cargos do primeiro ou segundo escalão tem sido vistos nos eventos realizados pela administração. Para piorar, muitos estão se ausentando em dias de “solenidades” e só aparecem depois…nas redes sociais! Onde está o apoio e a demonstração de unidade?