RUAS MAIS LIMPAS: capina mecanizada será feita pelo SAMAE
São Bento do Sul – O Executivo são-bentense tem mostrado interesse e vem fazendo uma busca ativa para detectar e resolver problemas que afetam a população do município. O projeto 392/2023 que dispõe sobre o serviço de capina mecanizada nas vias públicas, foi aprovado na sessão de quinta-feira (29).
A responsabilidade pela prestação do serviço e pagamento pelo mesmo, passam a ser do SAMAE, e segundo a líder de governo na câmara Terezinha Dybas (PSDB), não haverá alteração nos outros trabalhos desenvolvidos pelo setor de obras. Uma empresa terceirizada será contratada para fazer essa limpeza, a princípio, duas vezes no período do verão e uma no inverno, sendo que a manutenção do dia a dia continua sendo de responsabilidade da Secretaria de Obras. “A competência ser do Samae, em nada prejudica, tendo em vista que a autarquia já tem a competência de cuidar dos resíduos sólidos” disse Terezinha.
A maioria dos vereadores se manifestou favorável ao projeto. Carla Hofmann (PSD) lembrou que São Bento do Sul sempre foi reconhecida pela limpeza das ruas, o que hoje não acontece. Ela também falou da importância de os legisladores, observarem a pertinência dos pedidos vindos do executivo e da sobrecarga de serviços que o setor de obras apresenta. Segundo a vereadora, a maioria dos serviços solicitados desembocam naquela Secretaria, que acaba sobrecarregada. “Tudo é muito moroso e a Secretaria de Obras não tem estrutura para tanto” disse ela.
A máquina que será utilizada, faz varrição, retirada dos detritos e, se necessário, lavagem do local. A capacidade de trabalho é de 80 quilômetros ao dia.
Foto: Divulgação