Sul-Brasileiro de Velocidade será em São Bento do Sul
São Bento do Sul – Definida a situação da concessão do Autódromo Municipal Lourenço Schreiner para o São Bento Motor Clube, agora o foco é total na volta dos carros para a pista. O primeiro grande evento confirmado é o Campeonato Sul-Brasileiro de Velocidade na Terra, marcado para ocorrer entre 19 e 21 de maio, em São Bento do Sul.
A expectativa é de que pelo menos 80 carros acelerem na pista, divididos nas categorias Marcas, Stock e Autocross. São esperados pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e até do Espírito Santo. Nas próximas semanas, serão divulgados detalhes envolvendo inscrição de pilotos, lotes de terrenos, ingressos, entre outros.
O evento conta com apoio da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Pessoal está com saudade de andar na pista, muita gente vem entrando em contato dizendo que quer vir e que não pode perder”, detalha o presidente do São Bento Motor Clube, Fabian Sprotte.
A programação prevê treinos livres na sexta-feira, e no sábado tomada de tempo e uma bateria. Já no domingo, ocorre o warm-up (aquecimento) e outras duas baterias. “O público pode esperar um fim de semana de muita velocidade e com carros na pista quase todo o tempo”, ressalta Sprotte.
Trabalhos no autódromo
A última prova realizada no autódromo municipal, em Rio Represo, ocorreu em março de 2022. Como após esta data encerrou a concessão do espaço para o clube, levando quase um ano para renovar, neste meio tempo o local ficou fechado e praticamente sem manutenções.
Agora, para deixar tudo em dia visando a prova nacional, será preciso arregaçar as mangas e trabalhar muito. Nesta semana, o presidente do clube visitou o autódromo com representantes da Secretaria de Obras de São Bento do Sul e outros envolvidos nas melhorias, para tratar sobre o cronograma de trabalho na área.
Será preciso revitalizar os boxes, todos os banheiros, rede elétrica, hidráulica, iluminação, além de uma reforma total na pista e arredores, incluindo roçadas. “Vamos trabalhar muito para ficar tudo pronto até maio, deixando o local novamente em condições de receber os competidores e o público”, reforça Sprotte.
Visando a revitalização de algumas áreas do autódromo, o São Bento Motor Clube contará com cotas de patrocínio para as empresas interessadas em apoiar o automobilismo catarinense e ainda ter sua marca exibida durante a prova. Interessados podem entrar em contato pelo 98827-5340, ou procurar o clube em sua página no Instagram. Inclusive, já tem grandes empresários do município em contato com o clube para auxiliar no projeto do autódromo.
Apoio do município
A Secretaria de Obras de São Bento do Sul vai auxiliar principalmente com a limpeza da pista e bueiros. O secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão), lembra que a realização da recuperação da pista pela pasta está definida na nova cessão de uso do autódromo. “Por conta das chuvas dos últimos meses, a pista está em uma situação delicada, mas pretendemos nos próximos dias iniciar os trabalhos para acertar tudo. É importante começar a ação para deixar a pista em condições, e perto do evento ter aquele acerto final para estar em plenas condições, para que tenhamos um evento de muita qualidade”, destaca.
Ele lembra que a realização das provas traz um grande retorno para São Bento do Sul, com a vinda de muitos turistas para o município. “São pessoas que vêm para nossa cidade e frequentam rede hoteleira, supermercados, postos, restaurantes. São dias de muito movimento, que gera um retorno importante para o município”, completa.
Informações e fotos: Divulgação/Matheus Müller