VÍDEO – Estudantes se manifestam após denúncia de racismo em universidade

 VÍDEO – Estudantes se manifestam após denúncia de racismo em universidade

Blumenau – Estudantes e membros da comunidade se reuniram em frente à biblioteca da Furb (Universidade Regional de Blumenau) no início da noite de terça-feira (4). Uma denúncia de racismo realizada por uma aluna na noite anterior motivou a manifestação.

Foto: O Município

A Polícia Militar chegou a ser acionada e registrou um boletim de ocorrência. De acordo com o advogado da vítima, Marco Antonio André, há muito tempo ela alertava os colegas sobre uso de termos considerados racistas em sala de aula. Entretanto, durante uma aula do curso de Educação Especial, a situação teria chegado a um ponto extremo.

“Os termos voltaram em sala de aula. Ela [a acusada] e outros colegas começaram a repetir diversas vezes o termo, fazendo com que ela se sentisse ainda mais ofendida e agredida a ponto de sair de sala de aula aos prantos, quando ela ligou pra mim”, relatou.

Durante a manifestação, representantes do movimento negro de Blumenau se reuniram no local para problematizar a situação e falar sobre o racismo na cidade. Estudantes levaram faixas e cartazes para protestarem.

Universidade está apurando o caso

Ainda durante a manhã, a universidade repudiou o fato e informou que abriria uma sindicância. A comissão foi instalada durante a tarde de terça-feira, sob a portaria nº 0380/2022.

A comissão terá 60 dias para concluir as investigações para elucidar o caso internamente. O prazo poderá ser prorrogado por mais dois meses, caso haja necessidade.

Integrarão a Comissão de Sindicância os professores Claudia Sombrio Fronza, do departamento de Serviço Social; Ivone Lixa, do departamento de Direito; e Joel Dias da Silva, do departamento de Engenharia de Produção e Design.

Fonte: O Município

Fotos e vídeo: O Município

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial