Máscaras seguem obrigatórias em São Bento do Sul e Rio Negrinho liberou

 Máscaras seguem obrigatórias em São Bento do Sul e  Rio Negrinho liberou

São Bento do Sul – A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul vai aguardar para tomar uma decisão quanto manter ou não obrigatório o uso das máscaras por parte de crianças de 6 a 12 anos de idade, conforme anunciado pelo governo do Estado.

 O município vizinho, Rio Negrinho informa que adotará os critérios do Governo do Estado, pautado na ampla vacinação e na quantidade de doses disponíveis na cidade, regulando a questão através do Decreto 14680 de 03 de março de 2022.

Em São Bento do Sul, nesta sexta-feira (4) ocorre nova reunião do comitê estadual com representantes regionais para tratar do assunto e, na sequência, a decisão ainda precisa ser analisada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

A decisão do Estado pegou todas as prefeituras de surpresa, pois na quarta-feira havia ocorrido encontro entre gestores dos municípios e governo, inclusive com a presença do Ministério Público, quando foi definido que o uso seguiria obrigatório. Porém, à noite, o governo publicou o decreto, retirando a obrigatoriedade do uso, mas seguindo com a recomendação para que a máscara estivesse presente em ambientes públicos e privados.

Um dos motivos alegados pelos municípios para a utilização das máscaras nas escolas é o baixo índice de vacinação entre as crianças, aliado ao aumento de casos nesta faixa etária e as consequentes internações. “Nossa posição do uso de máscara em sala de aula é que deve ser continuada, uma vez que não atingimos nem 50% das crianças vacinadas”, disse a secretária de Saúde, Carmen Binotto.

Conforme balanço da secretaria, até esta quarta-feira (3), foram registrados 524 casos de Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, e 611 em adolescentes de 12 a 17 anos no município. “Portanto, julgo prudente esperarmos a decisão de amanhã (sexta-feira), para tomarmos qualquer decisão”, disse. “Lembrando que adultos devem ter o esquema vacinal com as três doses, e adolescentes e crianças de duas doses”, completou.

Foto: Redes sociais/EEB São Bento

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial