Campanhas de Vacinação contra gripe e sarampo iniciam na próxima segunda, dia 4
Nacional – Duas importantes Campanhas de Vacinação serão realizadas simultaneamente em todos os municípios do estado de Santa Catarina, entre os dias 4 de abril e 3 de junho: a Campanha de Vacinação contra a gripe, que será destinada à população dos grupos prioritários, e a Campanha de Vacinação contra o sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde. O dia D, de mobilização nacional, para ambas, será em 30 de abril.
Para a Campanha de Vacinação contra a Gripe, o público-alvo deste ano é de 2.662.664 pessoas, sendo que a meta é imunizar, ao menos, 90% desta população. No ano passado, a meta de vacinação nos grupos prioritários não foi alcançada no estado, que registrou uma cobertura de 70,6%.
A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da DIVE/SC, Arieli Schiessl Fialho, esclarece que a vacinação contra a gripe é extremamente importante, tendo como principal objetivo prevenir o surgimento de complicações e mortes em decorrência da influenza, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis a doença, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A vacina distribuída este ano pelo Ministério da Saúde (MS) será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. As cepas que compõe a vacina que será aplicada em 2022 levaram em consideração os dados da circulação dos vírus e a recomendação da Organização Mundial de Saúde para a composição do imunobiológico. Desta forma, a vacina será composta pelas cepas da influenza A (H3N2) Darwin; influenza A (H1N1); e influenza B.
Vacinação infantil
Tendo em vista que neste momento as crianças estão sendo vacinadas contra a Covid-19, a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 neste público. “Os pais devem dar prioridade para vacinar seus filhos primeiro contra o coronavírus. A dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo podem ser aplicadas simultaneamente 15 dias depois”, explica a gerente de imunização.
Para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias. As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo.
Informações:DIVE
Foto: Agência Brasil