ALERTA – SC tem aumento de 108% de casos de dengue
Estadual – O aumento nos casos de dengue tem preocupado os setores da saúde no estado de Santa Catarina.
Até meados foi registrado um aumento de 108% de casos confirmados de dengue, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), há quatro mortes confirmadas pela doença e outras seis em investigação.
Além disso, o número de notificações de casos suspeitos da doença cresceu 144%. Desde o início de 2022, o Estado registra um grande aumento dos casos, especialmente na região Oeste.
Por conta desse cenário, a Dive emitiu na quarta-feira (30) uma nota de alerta para todo Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, só na Capital são 146 casos confirmados da doença e 2.573 focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados.
“A transmissão de dengue já foi registrada em 38 municípios do Estado. Com o aumento no número de casos, aumenta também a preocupação com o adequado manejo clínico, com a suspeição da doença, notificação e acompanhamento, de forma a evitar casos graves e óbitos pela dengue”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Dive no dia 25 de março, foram registrados 2.657 casos de dengue no Estado, sendo que 2.122 (80%) são autóctones, ou seja, a infecção ocorreu no território catarinense.
Entre os casos confirmados de dengue, 22 apresentaram sinais de alarme e dez mortes foram notificadas pela doença, sendo que quatro já foram confirmadas e seis permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
As quatro pessoas que vieram a óbito por dengue em 2022 moravam nos municípios de Criciúma (caso importado), Seara, Itá e Romelândia (os três autóctones). Os seis casos em investigação residiam nos municípios de Chapecó (02), Ascurra, Brusque, Seara e Palmitos.
Em São Bento do Sul, conforme Cleide Adriana Dias, profissional que faz parte da equipe de enfrentamento à doença na cidade, no ano de 2022 ainda não foi confirmado nenhum caso de dengue, porém, o número de focos do mosquito transmissor tem aumentado. São 47 focos no município.
Confira os Bairros:
Schramm 1
Colonial. 3
Boehmerwald 11
25 de julho. 5
Serra Alta. 9
Rio Vermelho Estação 1
Centro. 3
Lençol 1
Industrial Sudoeste 1
Brasília 3
Bela Aliança 2
Dona Francisca 3
Mato Preto 1
Progresso 1
Oxford 1
Centenário 1
Informações: DIVE/SC
Foto: Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau