Política: Mulheres…Plano 1000…Entreposto do Mel…Concursos Públicos e mais…
Mulheres na política
Existem algumas coisas que não mudam na política. Mas uma delas que está passando por uma reciclagem na região, e já abordamos esse assunto aqui na coluna, é a evolução da participação feminina no meio. Tanto é verdade que desde a década de 90 as mulheres passaram a fazer parte do Legislativo e Executivo de São Bento do Sul com mais efetividade.
Mas…
…se tem algum setor de “igualdade de representação”, tanto para o masculino quanto feminino, é na política. Por isso, também elas precisam tomar cuidados, pois sempre foram, e sempre serão tratadas, da mesma forma, inclusive quando o “mar de lamas” escorrer.
Bons nomes
São Bento do Sul, assim como a microrregião, segue com excelentes nomes femininos para representar não apenas a classe, mas a necessidade de uma visão que possa mesclar a razão e o coração. Talvez dessa forma as leis em favor dos menos abastados sejam adaptadas de maneira a funcionar com efetividade. Não que os homens não o façam, mas o olhar da mulher é bem mais focado em algumas situações pertinentes à saúde e social.
Bons nomes
Partidos de São Bento seguem crescendo com mulheres que têm condições de fazer mais pela cidade. Casos como Carla Hoffmann (PSD), Luiza Beckhauser Mallon Karen Lili Fechner (MDB), Zuleica Voltolini e Rosemari Cândido (PP), Bernadete Hermes (PSDB) e tantas outras que estão no Executivo e sem agremiação política fazendo a diferença. Cabe às agremiações valorizar mais o papel feminino na política e ajudá-las na caminhada por fazer o melhor.
Ainda em “ecstasy”
Prefeitos que assinaram a participação no “Plano 1000” do governo do estado ainda se mostram otimistas e felizes com a possibilidade de receber recursos para infraestrutura de suas cidades. É o caso de Antônio Tomazini (PSDB), na foto com o deputado Sílvio Dreveck (PP) e com o governador Carlos Moisés (sem partido). Mas precisam ficar atentos. Pela experiência na vida política vale ressaltar que os R$ 17,5 milhões que o governo prometeu para este ano devem chegar. O restante, para completar R$ 86 milhões, sé se houver reeleição. Simples assim.
Entreposto do mel
Este é um assunto que para O Jornaleiro não pode cair no esquecimento. Afinal de contas as verbas públicas lá investidas precisam dar retorno para os produtores de mel na região. Mas dá para dizer que estamos em um terceiro governo onde praticamente nada foi feito para que efetivamente o local funcione como esperam os apicultores de toda a região. O Entreposto (FOTO) está praticamente abandonado e com os equipamentos se deteriorando.
Vai reformar e colocar em ação
Em conversa com o prefeito Tomazini, este informou que está em seus projetos “dar uma geral” nos equipamentos e no local para se tornar um centro de beneficiamento de mel para a região. Seria ótimo, pois até o momento, desde que inaugurado, só serviu como moeda de discórdia política. Absolutamente nada de funcionamento decente para ajudar o apicultor. Claro que o equipamento vai se perdendo, inclusive um caminhão que foi conquistado para atender as necessidades do Entreposto.
Só soube agora
O contador da Câmara de Campo Alegre, o competente Fernando Grosskopf, deixou o cargo ainda em 2021. Preferiu se dedicar aos projetos profissionais em seu escritório na cidade. O mais absoluto desejo de sucesso ao rapaz que sempre foi leitor e amigo de O Jornaleiro.
Concurso Público
Por isso a Câmara campo-alegrense vai abrir Concurso Público para contratar um novo contador efetivo para atender a Casa. E sim, será um concurso para apenas uma vaga. Não tem como uma empresa não conseguir aplicar as provas. Correto?
Em São Bento
O transtorno causado pelo Processo Seletivo está dando dores de cabeça para a equipe das secretarias de administração e educação. Por isso as prefeituras precisam se espelhar em Tribunais de Contas, Justiça e governos estaduais que fazem opção de realizar Concursos Públicos com dispensa de licitação. É legal e favorece ao Poder Público escolher empresas competentes em eficiência para realização daquilo que preconiza o edital.