Política: Câmara…Hélio…Obras…Peschiski…
Começa hoje
A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul retorna às atividades, suas Sessões Ordinárias, nesta terça-feira (01). Como prevê o Regimento Interno os trabalhos legislativos começam definitivamente no primeiro dia do segundo mês do ano vigente.
Muitos assuntos
A pauta desta sessão deverá ser extensa por conta de uma série de acontecimentos, e pelo próprio momento para o Executivo que também começa um ano, de certa forma, agitado.
Carro caro
Um dos assuntos deu início formal na tarde de ontem com o vereador Hélio Alves (DEM) protocolando um requerimento onde solicita, ou sugere, à presidência da Casa “abortar” a aquisição do veículo o qual seria utilizado em compromissos oficiais dos nobres. O valor do auto está sendo questionado, tendo a mídia em geral feito repercutir o caso à comunidade. O veículo está sendo adquirido por valor superior a R$ 200 mil.
Processo Seletivo
Mais um assunto que deve render na primeira Sessão Ordinária do ano. Embora ainda esteja sob investigação em um processo administrativo, as falhas verificadas no tal processo coloca em “xeque” a realização do Concurso Público, que tem a mesma empresa vencedora da concorrência pública para aplicação das provas. Assunto vai render.
Denúncia na Obras
Na última sexta-feira (28) o assessor de governo, Luiz Novaski, juntamente com o chefe de gabinete, Dorival Dums, o assessor de gabinete, Patrick Vicente, e o secretário pessoal do prefeito, José Trentini, foram chamados para uma visita na Secretaria de Obras, onde estariam ocorrendo situações anormais aos trabalhos no setor.
Carteado
No local, teria sido flagrada uma rodada de jogatina, carteado, praticada por alguns servidores da pasta que estariam na Secretaria por conta das chuvas que castigaram a cidade na semana passada. Tudo teria sido registrado e um processo administrativo aberto para apurar a situação. O assunto também será tema na Câmara.
Barril de pólvora
Não é novidade que as reclamações sobre a pasta de obras se estendem, algumas legítimas e outras como apelação contra o secretário. Mas o fato é que o desgaste está cada vez mais visível e a pressão chega mais forte no gabinete do prefeito, que já estaria articulando providências.
Falando em prefeito…
…Tomazini (PSDB) recebeu O Jornaleiro (FOTO) na manhã de segunda-feira (31) para uma entrevista exclusiva. Os detalhes serão publicados ainda nesta terça-feira (01) onde o prefeito comenta sobre a secretaria de obras, saúde, educação, infraestrutura e outras.
Voltando à Câmara
O assunto mais polêmico será a visita da Polícia Civil à Câmara na semana passada. Alguns vereadores já estão preparados parar solicitar à presidente, vereadora Carla Hoffmann (PSD) o desligamento de pessoas que ocupam cargos de confiança indicados pelo vereador Ângelo Peschiski (MDB), que está sob investigação por conta de uma suposta “rachadinha”.
Deu zebra
Uma das razões da pressa dos vereadores em medidas mais enérgicas está na reprovação dos vereadores que votaram contra o afastamento do vereador César Godoy e do vice-prefeito Márcio Dreveck, na legislatura anterior, quando sofreram as mesmas acusações. O assunto deve render muito na sessão desta terça-feira.